Código de conduta




Versão PDF AQUI


Introdução

O Código de Conduta é um documento destinado ao aperfeiçoamento das relações internas e externas da empresa aumentando, dessa forma, a confiança de seus clientes, fornecedores e colaboradores.

Com vistas a manter sintonia com as expectativas da sociedade, o conteúdo do Código de Conduta poderá ser revisto e atualizado. O conteúdo deste Código de Conduta visa conferir coerência e convergência às políticas, normas e procedimentos internos da LUPO S/A, integrando contratos de fornecimento de serviços e de materiais, aplicando-se também aos acionistas, administradores e colaboradores que deverão observá-lo firmando compromisso de ciência e adesão. Este código estará disponível nos veículos de comunicação Lupo.

Código de Conduta

A Lupo foi constituída com muito pioneirismo e em conjunto com funcionários e parceiros, na base da confiança, trabalho em equipe, honestidade e respeito mútuo. Neste contexto foi estabelecida a ética corporativa que norteia o relacionamento, a sustentabilidade e o desenvolvimento da comunidade Saúde e a Segurança no Trabalho devem ser atitudes obrigatórias em respeito ao indivíduo, buscando reduzir ao máximo possível os riscos à saúde de cada um de seus colaboradores. A empresa respeita a dignidade do trabalhador e os seus direitos de cidadania e para tanto observa as leis e normas de segurança do trabalho através da orientação, treinamento e fornecimento de todos os equipamentos de proteção individual e coletivos.

Missão: Ser um time obstinado em prever e atender as necessidades dos clientes e consumidores sempre agregando valores.

Visão: Ser marca líder e inspirar paixão em quem produz e em quem usa.

Valores: Honestidade, respeito e dedicação.

Política Social:

A política exclui práticas não permitidas por lei como trabalho infantil, mão de obra forçada (trabalho escravo) assim como coibimos também outras violações dos direitos humanos. Aderimos às leis e práticas internacionais vigentes (Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Pacto Global das Nações Unidas), concedendo ainda a liberdade de associação sindical ou política.

A empresa também rejeita práticas disciplinares abusivas, coercitivas, físicas ou psicológicas, discriminação, assédio e violência, seja por raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, idade, orientação sexual, nas relações sindicais ou políticas.

Definimos extrema importância o respeito às inclusões, concedendo o mesmo processo de crescimento, carreira e comunicação para todos.

Política Direitos Trabalhistas

A Lupo assegura todos os direitos trabalhistas ou pactuados na lei, acordos e convenções, garantindo direitos como licença maternidade e parental, jornada de trabalho. Todos os colaboradores exercem o horário de jornada combinado no ato da contratação, mediante contrato assinado por ambas as partes, em idioma local. Asseguramos o cumprimento de todos os aspectos legais (descansos de jornadas, folgas, feriados, entre outros) assim como todos os pagamentos legais (horas extras, férias, licenças, entre outros). Assegura-se também todos os direitos à mão de obra estrangeira e migrantes que fizerem parte do quadro de colaboradores da empresa.

De maneira geral, todos os parâmetros são estabelecidos através de sistema internos que monitoram a jornada de trabalho do colaborador, podendo pontuar todo tipo de horas extras, férias, abonos, licenças e descansos, dentre outros.

Assegura-se o cumprimento dos contratos e termos empregatícios pautados na legislação, acordos e convenções legais para subcontratados e prestadores de serviços.

Saúde e a Segurança no Trabalho:

Estas devem ser atitudes obrigatórias em respeito ao indivíduo, buscando reduzir ao máximo possíveis riscos à saúde de cada um de seus colaboradores. A empresa respeita a dignidade do trabalhador e os seus direitos de cidadania e, para tanto, observa as leis e normas de segurança do trabalho através da orientação, treinamento e fornecimento de todos os equipamentos de proteção individual e coletivos. Reforçamos que a Lupo não fornece qualquer tipo de moradia ou habitação.

Política de Combate à Corrupção, Suborno e Informações Falsas

Ser expressamente proibido todo e qualquer ato corrupto, de suborno, ou cabível de informações falsas, de maneira que não devem ser oferecidos, pagos ou solicitados.

Transparência:

É indispensável que se adotem medidas para a transparência e credibilidade de todos na condução das atividades da empresa. Nesse sentido a comunicação deve ser clara, simples e direta garantindo que as informações sejam corretas, atualizadas e que possibilitem o conhecimento dos aspectos relevantes da empresa no campo econômicofinanceiro, operacional, societário, administrativo e sócio ambiental.

Política de Proteção:

É responsabilidade de todos os destinatários deste Código zelar pela integralidade dos bens patrimoniais da empresa, quer sejam tangíveis e intangíveis, informações confidenciais, sigilosas ou bens de propriedade intelectual.

Política de Compras:

Todas as compras são estabelecidas para cada fornecedor, garantindo que todos tenham acesso e aceitem o Código de Conduta.

Não há um contrato padrão e as condições são pré-estabelecidas nas negociações com os fornecedores.

Política de Meio Ambiente:

A Lupo entende que a preservação do Meio Ambiente é atitude obrigatória de respeito à vida, deixando claro seu comprometimento com as próximas gerações. Nesse intuito, aprimora continuamente seus processos de modo a otimizar os recursos naturais, e criando consciência ambiental em seus colaboradores.

Reciclagem: Os resíduos gerados nos processos, como: materiais de escritório, tecido, plásticos, papelão, entre outros, passam por criteriosa separação, visando reciclagem. Os programas internos visam a redução de todo material utilizado nos processos da LUPO. Todo sistema é apoiado por constantes treinamentos e instruções sobre a importância na redução, separação e destinação do resíduo gerado.

A LUPO através de seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) institui controle que inicia na compra de materiais, processamento e destinação adequada a todo resíduo ou materiais descartados pela empresa.

Efluentes líquidos: O efluente é descartado conforme decreto 8486, artigo 19A, CETESB/SP.

Substâncias Restritas e Padrões ZDHC: A Lupo tem declaração de conformidade e termo de compromisso assinado pelos fornecedores, o qual mostra a não utilização de substâncias restritas. Estamos sempre buscando cada vez mais soluções de menor impacto.

As listagens de determinadas substâncias restritas têm como referência o OEKO-TEX STANDARD 100, sendo que todos os produtos químicos e corantes utilizados estão seguindo os parâmetros recomendados, havendo declaração de conformidade assinada pelos fornecedores.

Política de Bem-estar animal

Lupo valoriza o comportamento natural da espécie e não compactua com qualquer tipo de maus-tratos animais.

Política com os Acionistas:

Tratamentos cordiais e respeitosos devem ser dispensados a todos os acionistas, independentemente da quantidade de ações de que sejam titulares, assegurando-se a equidade no fluxo de informações. O relacionamento com os acionistas da empresa deve ser feito somente pelos membros da diretoria e ou pessoas por eles autorizadas e deve basear-se na informação precisa, transparente e oportuna que permita acompanhar as atividades e o desempenho da empresa.

Política com Clientes:

As relações com clientes, fornecedores e prestadores de serviços devem ocorrer de maneira transparente e devem estar baseadas na confiança mútua, relacionamentos duradouros, com a observância dos princípios de livre iniciativa e da lealdade na concorrência, conduzindo com a necessária diligência para não expor a Lupo a riscos legais, sociais, ambientais e de reputação.

Política com Concorrentes:

A Lupo entende que a livre concorrência e o acesso aos mercados são essenciais para um ambiente de negócios saudável, motivo pelo qual respeita e faz respeitar estes princípios.

Política com o Poder Público:

A Lupo não exercerá atividade político-partidária, sendo, no entanto, permitido dar apoio financeiro a partidos, candidatos cujas ideias e propostas sejam consistentes com os princípios da empresa, apoio este que deve ser baseado na legislação em vigor e nas normas internas.

Política com as Comunidades:

Como geradora de riquezas para as comunidades a Lupo respeitará as diferentes culturas, costumes e valores individuais ou dos grupos nos locais e regiões onde opera, respeitando as aspirações e preocupações da comunidade.

Gestão do Código de Conduta:

A aplicação do presente Código de Conduta cabe aos acionistas, executivos em todos os níveis, gestores de contrato, trabalhadores, prestadores de serviços, fornecedores e demais partes. O encaminhamento de qualquer tipo de comunicação relativa ao Código de Conduta, inclusive sugestões, críticas, dúvidas ou denúncias, deve ser feito livremente por qualquer pessoa através do portal da Lupo, em especial no local reservado para críticas e sugestões. As instruções para uso do Portal da Lupo também estarão fixadas nos locais de comunicação.

O comitê estará trabalhando para a resolução de toda denúncia ou sugestão feita.

Certificações:



LUPO S/A